No Caminho da Conversão

O propósito deste blog é servir como um testemunho de alguém em pleno processo de conversão ao judaísmo, de forma a ajudar, até certo ponto, pessoas que tenham dúvidas a respeito à enxergarem ao menos uma luz. Foram anos perdido, buscando em caminhos errados, em alguns momentos até enganado, sem saber como prosseguir, sem um material do tipo para me ajudar.  Há muito material judaico na internet e nas livrarias brasileiras, porém a quantidade até certo ponto mais atrapalha do que ajuda.

Na minha própria caminhada senti falta de um material mais palpável, simples e de fácil acesso que fosse como um luz. Por isso resolve me dedicar a isso.
Bem-vindo ao Judaísmo – Retorno e Conversão é um livro de Maurice Lamm que detalha com clareza todos os passos do processo de conversão ao judaísmo, apresentando inclusive depoimentos de pessoas que passaram pelo processo. É um dos livros base do meu próprio processo de conversão, mas não será necessariamente a base deste projeto, por isso recomendo que qualquer pessoa que tenha interesse compre-o e leia-o.

 

Antes de começar, é muito importante esclarecer alguns pontos:

1. Estou me convertendo ao judaísmo, através da vertente massorti/conservador. Por isso, muito do que vou falar tem como base a linha de pensamento massorti. Ou seja, o material aqui apresentará bases gerais sobre o judaísmo em geral, mas se você procura algo sobre as linhas ortodoxas, terá que buscar os meios apropriados.

2. Não falo em nome do judaísmo, da comunidade judaica, de sinagoga ou rabino, mas apenas em meu próprio nome. Ou seja, o que trarei neste canal serão experiências e descobertas pessoais no caminho da conversão. Ou seja, não será apresentado aqui o judaísmo de dentro pra fora, mas justamente o caminho inverso.

3. Tentarei sempre que possível apresentar as fontes dos artigos, citações, trechos e notícias publicadas, de forma a garantir o compromisso com a verdade, transparência e clareza.

4. O conhecimento difundido nesta página é a respeito do judaísmo tradicional, com base na Torá e nos ensinamentos dos sábios judeus. Nada aqui tem relação com o pseudo-judaísmo messiânico ou qualquer outra religião, seita ou religião que não seja o judaísmo. Messiânicos, messigélicos e afins são bem-vindos, desde que estejam dispostos a respeitar o espaço, sem tumultos.

5. Aliás, o espaço será aberto para aprendizado, troca de experiências e expressões pessoais, com total tolerância religiosa, ou seja, pessoas de qualquer religião podem participar, desde que haja respeito, de forma que não serão aceitos por aqui nenhum tipo de movimento proselitista, evangelista ou coisa do tipo. O foco do grupo é o judaísmo, nada mais além disso.

Anúncios