Franjas nas roupas? Isso realmente está Bíblia?

Desde quando comecei a usar os tsitsiot (franjas colocadas nos cantos da roupa) é inevitável ouvir perguntas como: O que é isso pendurado na sua roupa? Por que você usa essas franjas amarradas na roupa? Franjas nas roupas? Isso realmente está na Bíblia?

A verdade é que há muito mais coisa na Bíblia do que as pessoas acham que sabem. Quando falamos de mandamentos da Bíblia, é normal as pessoas logo pensarem nos 10 mandamentos, mas existem muito mais que apenas 10 mandamentos. Podemos dizer que existem no mínimo 613. No mínimo, porque existem mais, mas acho que ainda ninguém se prontificou a contar, então ficamos com o número do judaísmo ortodoxo mesmo.

Alguns destes mandamentos desconhecidos pela grande maioria das pessoas diz respeito a certos lembretes que o Eterno ordenou que fossem usados em nossas vestes e casas.

Tsitsit

O primeiro, e que motivou a redação deste texto, é o tsitstit. Rabi Shimon bar Yochai diz, no Talmud:

“Quando o homem levanta de manhã e coloca os tefilin e tsitsit, a Shechiná (Presença Divina)  paira sobre ele e proclama: ‘Tu és Meu servo,  Israel, através do qual Serei Glorificado.’”

É muito comum quando pensamos no estereótipo do judeu lembrarmos de um manto sobre sua cabeça e costas. Este manto é que se chama Talit, conhecido como o manto de orações. De acordo com a tradição judaica, no Monte Sinai, tido como o Grande Casamento entre Elohim e o povo de Israel, estes tiveram uma visão de Elohim envolto em um Talit. O Talit tem como objetivo ser uma espécie de “lembrete” visível do dever de observar fielmente todos os mandamentos bíblicos. O Talit é composto de um xale e em suas pontas estão os tsitsiot, franjas que são usadas diariamente nas roupas dos homens israelistas, conforme ordenado na Bíblia:

“Que façam para eles tsitsit (franjas) sobre as bordas das suas vestes, pelas suas gerações e porão sobre os tsitsit da borda um cordão azul celeste. E será para vós por tsitsit e vereis e lembrareis todos os mandamentos de Elohim e os cumprireis e não errareis indo atrás do vosso coração e atrás dos vossos olhos, atrás dos quais vós andais errando; para que vos lembreis e cumprais todos os Meus mandamento e sejais santos para com vosso Elohim”. (Números (Bamidbar) 15:38-41)

Pois ai está, com todas as letras, o mandamento de se colocar o tsitsit sobre a roupa. O tsitsit é um mandamento que deve ser cumprido diariamente e, de acordo com os Chabad, é bom até mesmo ao dormir utilizar o tsitsit, pois assim ao amanhecer você já estará automaticamente cumprindo o mandamento. Não posso negar que isso faz sentido.

Os tsitsit devem ser colocados em qualquer vestimenta que cubra o corpo

e que tenha 4 pontas (bordas) — duas na frente e duas atrás. Sendo assim, pode ser usado com um talit katan, uma espécie de regata toda aberta dos lado, ou mesmo com uma camiseta aberta dos lados.

Um tsitsit kasher pode ser comprado na loja virtual Teshuvá, mas qualquer um que tenha um coração sincero e com desejo de observar o mandamento pode fazer seu próprio tsitsit, basta seguir as instruções deste guia , é fácil fácil de fazer. Há também o guia de como se fazer o Talit, tanto o Gadol (o manto de oração), como o Katan.

Tefilin

“Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.” (Shemot/Êxodo 6:8)


Tefilin (que significa prece) é o nome dado a duas caixinhas de couro, cada qual presa a uma tira de couro de animal kasher, dentro das quais está contido um pergaminho com os quatro trechos da Torah em que se baseia seu uso: O Sh’ma Israel, Vehaia Im Shamoa, Cadêsh Li e Vehayá Ki Yeviachá).

É conhecido em português como filactério, vindo do termo grego fylaktérion, que significa basicamente “posto avançado”, “fortificação” ou “proteção”, o que explica a infeliz utilização destes objetos como proteção ou amuleto por algumas pessoas.

Explicações detalhadas sobre o uso do tefilin e seu significado podem ser encontradas no livro eletrônico O Sinal da Aliança, por Sha’ul Bentsion Ben David.


Mezuzá

Mezuzá significa umbral. Consiste em um pequeno rolo de pergaminho (klaf) que contém duas passagens bíblicas, manuscritas, Sh’ma e Vehaiah. A mezuzá que deve ser afixada no umbral direito da porta de cada dependência de um lar ou estabelecimento judaico, obedece ao seguinte mandamento da Torá: “Escreve-las-ás nos umbrais de tua casa, e em teus portões”. (Deuteronômia VI:9, XI:20)

Ao passar pela Mezuzá temos por costume toca-lá e levar a mão ao peito e beija-lá, simbolizando nosso amor à Torah e nosso desejo de que ela esteja em nossa boca e em nosso coração.


Uma resposta para Franjas nas roupas? Isso realmente está Bíblia?

  1. […] nos 10 mandamentos, mas existem muito mais que apenas 10 mandamentos. … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: