SUBTRAÇÃO NOS 10 MANDAMENTOS

Por Shlomo Bem Yisra’el

Todo mundo conhece os 10 mandamentos, certo? Errado. Pra começar, quais são os famosos 10 mandamentos (lembrando que a Torah possui muito mais que 10 mandamentos dados pelo Eterno):

Eu sou YHWH, teu Elohim, que te fiz sair da terra do Egito, da casa dos escravos. Não terás outros deuses em desafio a Mim. Não farás imagem esculpida, referindo-se a ídolos, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não adorá-las-á, nem prestar-lhes-á culto, por que eu, YHWH, teu Elohim, sou Elohim zeloso, e que puno o erro dos pais nos filhos até sobre a terceira geração e sobre a quarta geração dos que me odeiam, mas que uso de benevolência para com até a milésima geração dos que me amam e que guardam os meus mandamentos. Não tomarás o nome de YHWH, teu Elohim, em vão, pois YHWH não considera impune aquele que tomar seu nome em vão. Lembra-te do dia do Shabat, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o Shabat de YHWH, teu Elohim. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez YHWH o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso YHWH abençoou o dia do Shabat, e o santificou. Honra a teu pai e a tua mãe, a fim de que os teus dias se prolonguem sobre o solo que YHWH, teu Elohim, te dá. Não assassinarás. Não cometerás adultério. Não furtarás. Não levantarás falso testemunho contra teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu touro, nem seu jumento, nem qualquer coisa que pertença ao teu próximo. Êxodo 20:2-17

Resumindo, os 10 mandamentos são:

  1. Eu sou YHWH, teu Elohim.
  2. Não terás outros deuses além de Mim e não farás para ti nenhum ídolo.
  3. Não tomarás o nome de YHWH, teu Elohim, em vão.
  4. Lembra-te do dia do Shabat, para o santificar.
  5. Honra a teu pai e a tua mãe.
  6. Não assassinarás.
  7. Não cometerás adultério.
  8. Não furtarás.
  9. Não levantarás falso testemunho contra teu próximo.
  10. Não cobiçarás.

A divisão dos mandamentos varia um pouco em algumas religiões, o problema é que além disso, também alteram o conteúdo, contrariando a proibição da Torah que sejam feitos acréscimos ou subtrações.

“Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos de YHWH vosso Elohim, que eu vos mando.” (Devarim/Deuteronômio 4:2)

No Concílio de Laodicéia, foi realizada a mudança do dia do Shabat do Eterno para o domingo, mudança essa que foi seguida pelas outras igrejas protestantes. Porém a Bíblia, e estou falando de qualquer Bíblia, seja judaica, evangélica ou católica, deixa claro que o 4º mandamento diz respeito ao sábado, o Shabat. É engraçado que defendem o cumprimento dos demais mandamentos, pregam o dízimo, que nem faz parte dos 10 mandamentos, mas não guardam o Shabat. Pior, criticam os que guardam.

Algumas pessoas tentam nos convencer que o Shabat foi dado aos filhos de Israel e que os gentios não precisam cumpri-lo, que é coisa de judeu e adventista. Engraçado, o dízimo também foi ordenado aos filhos de Israel, não é mesmo?

Sem querer entrar na questão sobre as duas casas, a Torah é clara quando diz que os mandamentos dados pelo Eterno são válidos para todos os que desejam seguir o Eterno: “Uma mesma Torah haja para o natural e para o estrangeiro que peregrinar entre vós.” (Ex. 12:49)

E Isaias 56:6-7 ainda é mais claro sobre esta questão do Shabat:

“E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem a YHWH, para o servirem, e para amarem o nome de YHWH, e para serem seus servos, todos os que guardarem o Shabat, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança, também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.” (Is. 56:6-7)

A Bíblia é clara, então porque o homem deliberadamente resolveu ignorá-la, aproveitando apenas o que é conveniente. Pregam o dízimo, inventam dogmas e doutrinas, mas rejeitam toda a Torah do Eterno como Ele a deu. Isso é rebeldia, pois como diz Sha’ul BenTsion: O problema é que o povo não conhece as Escrituras. Aliás, parece que a medida que o tempo passa, mais gente crê na Bíblia, mas menos gente lê a Bíblia. Mas será que o mesmo pode ser dito acerca daqueles que lideram o povo? Ou será que simplesmente não desejam sair de sua zona de conforto?

2 respostas para SUBTRAÇÃO NOS 10 MANDAMENTOS

  1. Sarah Bat Moshe disse:

    Engraçado como mesmo conhecendo os dez mandamentos vivemos na escuridão durante tanto tempo. Se os dez mandamentos devem ser seguidos, quando não se cumpre um, independente de qual seja, estamos transgredindo a Torah, pecando… seja ele matar ou não guardar o shabat.

    Amo ler tudo isso e ver a verdade tão clara e evidente hoje… =D

  2. João Francisco de Almeida disse:

    Queridos irmãos,por favor onde posso comprar a BÍBLIA SAGRADA do original para o português.Se possivel telefone e endereço.A PAZ de YEHÔSHUA MASHIACH.Meu fone:(11)82161792

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: