Cashrut: O nefasto corante carmim…

Fonte: Sha’ul (Torah Viva)

De fato, o ser humano é inescusável perante YHWH no que diz respeito à saúde.

Para nós que temos uma alimentação bíblica, talvez poucas coisas sejam tanta fonte de aborrecimento quanto o corante carmim/cochonilha, quando vamos ao supermercado. Presente em diversos doces, biscoitos, sucos, cereais e laticínios, esse corante – feito, literalmente, de insetos esmagados, é quase onipresente. Tudo graças ao fato de que ele é classificado como “natural”.

Bem, saiu no terra uma reportagem sobre o corante carmim. Parece que está associado, entre outras coisas, a câncer na tireóide, problemas cardíacos e alergias respiratórias. Vale à pena ler:

http://vilamulher.terra.com.br/qualidade-de-vida/materia/nutricao/174-aditivos-alimentares.html

A propósito, para aqueles que têm filhos pequenos, fica uma dica: A Batavo tem alguns sabores de iogurte tipo “danoninho” que não contêm o corante. Há um tipo cuja a embalagem já diz ser sem corantes, mas cuidado para não confundir com “sem corantes artificiais” – esses costumam ter carmim. O outro tipo é o de pêra e uva, que também não apresenta carmim/cochonilha.

Todavia, como essas empresas frequentemente mudam a fórmula de seus produtos, é sempre bom conferir quando for às compras.

Os corantes da família carmim (que contêm os tais insetos esmagados) são:

Vermelho 3 e 4.
INS 120, E 120.
Carmim
Cochonilha
Carmim de Cochonilha
Ácido Carmínico
Roxo lago

O corante vermelho 40 é artificial, e portanto sem problema de consumo.

Lembrando que nem só alimentos avermelhados possuem carmim. Existe, inclusive, a cochonilha amarela.

8 respostas para Cashrut: O nefasto corante carmim…

  1. MARLUCE PORTELA disse:

    EU ACHEI MUITO IMPORTANTE ESSA MATERIA SOBRE O CORANTE DE COCHONILHA , POIS NAO TINHA IDEIA DO QUE NÓS ESTAVAMOS NOS ALIMENTANDO….AI QUE NOJO SABER QUE ISSO É FEITO DE UM INSETO E QUE A MAIORIA DOS ALIMENTOS CONTEM ESSE BICHO NOGENTO…
    MUITO OBRIGADA GOSTARIA DE SABER SE TEM MAIS ALGUM INSETO INCLUSO EM OUTROS ALIMENTOS ?

  2. Leonardo Holanda disse:

    Muito bom… tinha começado a ouvir sobre esse corante a pouco tempo e aqui tive uma confirmação. Sou adventista do sétimo dia e seguimos a regra de animais impuros. Muito bom esse artigo!

  3. […] Cashrut: O nefasto corante carmim… junho, 2009 2 comentários 5 […]

  4. Decio Pilli disse:

    Estou tentando mais esta muito dificil
    abraços
    Decio
    veja abaixo
    Dados da demanda
    Protocolo
    265812
    Data Obs. Cidadão
    28/10/2010 DEMANDA ORIGINADA NO PORTAL WEB, ONDE O CIDADÃO REQUER INFORMAÇÕES ACERCA DA POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO INDUSTRIAL DO CORANTE DE URUCUM, CONFORME TRANSCREVEMOS A SEGUIR: “PREZADOS (AS) SENHORES (AS) TRABALHO COM CORANTES NATURAIS JÁ HÁ MAIS DE 30 ANOS, NOTADAMENTE OS DERIVADOS DO URUCUM. PARTICIPEI DO 1 SIMPÓSIO DE CORANTES NATURAIS, REALIZADO NO ANFITEATRO DA USP, PROMOVIDO PELO INSTITUTO ADOLFO LUTZ, QUE ERA PRESIDIDO NA OCASIÃO PELA DR. WALKIRIA H.LARA, COM SUPERVISÃO DO DR. GERMINIO NAZARIO, ONDE TIVE A OPORTUNIDADE DE DAR PALESTRA SOBRE CORANTES DE URUCUM. PARTICIPAVA TAMBÉM A ROCHE PRODUTORA DO BETA CAROTENO SINTÉTICO CONSIDERADO PELA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA COMO IDÊNTICO AO NATURAL, ERA DONA DO MERCADO DE MASSAS ALIMENTÍCIAS E OUTROS, E AOS POUCOS O URUCUM E CÚRCUMA, SUBSTITUIU O FAMOSO BETA CAROTENO SINTÉTICO, COM GRANDES VANTAGENS. TRABALHEI NA INDÚSTRIA FIRACE, DURANTE 16 ANOS E APÓS ABRI A EMPRESA CORANTEC, E HOJE ESTAMOS FORMANDO OUTRA INDÚSTRIA NA BAHIA, QUE É A BCEN CORANTES E EXTRATOS NATURAIS LTDA. FIZEMOS UM DESENVOLVIMENTO NA EMPRESA, VISANDO A COLORAÇÃO INTERNA E EXTERNA DA SALSICHA E PARA NOSSA SURPRESA, FOMOS INFORMADOS QUE NÃO SERIA POSSÍVEL TAL COLORAÇÃO, POIS PODERIA MASCARAR O PRODUTO (SALSICHA), POIS TERIA A COLORAÇÃO DA CARNE COM CORANTE ESPECIAL DE URUCUM COM PH NEUTRO. ORA USA-SE O CORANTE DE URUCUM EM MASSAS ALIMENTÍCIAS (ONDE MESMO COM A ADIÇÃO DE OVOS A COR AMARELADA NÃO É PRONUNCIADA, ATUANDO DESSA FORMA COMO UM COADJUVANTE DE TECNOLOGIA) USADO TAMBÉM EM MARGARINAS, QUEIJOS, SNACKS E OUTROS ALIMENTOS E EM MUITOS CASOS SUBSTITUINDO O BETA CAROTENO SINTÉTICO O USO DE NOSSO PRODUTO (PASTA DE URUCUM) IRIA ACELERAR INCLUSIVE A PRODUÇÃO DE SALSICHAS, POIS EVITAR-SE-IA 2 ETAPAS FINAS A SABER: 1- TINGIMENTO 2- BANHO DE FIXAÇÃO E NEUTRALIZAÇÃO DO PH (NORMALMENTE ALTO) NO ENTANTO USA-SE INTERNAMENTE O CORANTE CARMIM, QUE É BASTANTE COMBATIDO POR SUA ORIGEM DE EXTRAÇÃO INSETOS DESSECADOS (VALE SALIENTAR QUE O CORANTE É ELABORADO DENTRO DE NORMAS LEGAIS DE PRODUÇÃO), MAS O QUE NOS CAUSA MAIS ESPANTO QUE TEM A COLORAÇÃO DA CARNE???, MUITO MAIS ACENTUADA QUE O PRÓPRIO URUCUM. GOSTARÍAMOS SE POSSÍVEL V PRONUNCIAMENTO A RESPEITO, E SE REALMENTE ESSE CORANTE ESPECIAL NÃO PODERÁ SER USADO PARA OS FINS QUE FORAM CRIADOS. INCLUSIVE EM RELAÇÃO A PREÇOS O DE URUCUM MUITO MAIS EM CONTA DO QUE O CARMIM QUE INCLUSIVE JÁ EM FALTA, E IMPORTAMOS TAL PRODUTO ESTAMOS CONSULTANDO A ANVISA PARA PODERMOS UTILIZAR NOSSO PRODUTO EXTERNA E INTERNAMENTE VALE AINDA SALIENTAR QUE DESENVOLVEMOS TAMBÉM, CORANTES DE URUCUM PARA TINGIMENTO EXTERNO, TRATA-SE DE UM LIQUIDO PASTOSO, QUE AO SE DILUIR 1 LITRO PARA 60 LITROS DE ÁGUA PROPORCIONA UMA EXCELENTE COLORAÇÃO EXTERNA DA SALSICHA, E AO MESMO TEMPO REDUZ SENSIVELMENTE O ESPAÇO” DIANTE DO EXPOSTO E DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DO SUS, SOLICITAMOS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS.
    Status Em Destino Parecer
    NOVO 28/10/2010 SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DA BAHIA / BA
    ENCAMINHADO 28/10/2010 MACRORREGIÃO SUL / BA
    ENCAMINHADO 28/10/2010 DIRETORIA DE VIGILANCIA SANITARIA E AMBIENTA – SUVISA / BA
    EM ANALISE 23/11/2010 DIRETORIA DE VIGILANCIA SANITARIA E AMBIENTA – SUVISA / BA

    << Voltar

    ________________________________________
    Copyright © 2009 DATASUS – Ministério da Saúde
    Registro
    Série fitoterápicos: Xarope de Urucum
    O medicamento é indicado para o tratamento de doenças como pneumonia, tuberculose e enfisema

    Em 2001, a coordenadora do Programa de Fitoterapia da UFMA, Terezinha Rêgo, iniciou a produção do Xarope de Urucum. O fitoterápico é desenvolvido por meio do suco das folhas da Bixa orellana (Urucum) misturado com mel de abelhas, em uma proporção de 50ml de suco por 200ml de mel.

    Como outros medicamentos desenvolvidos no Herbário da Universidade, as primeiras informações que a professora recebeu sobre as propriedades médicas do Urucum vieram da cultura popular. Por meio de pesquisas, Terezinha descobriu que o Xarope é indicado para qualquer afecção pulmonar, assim como pneumonia, tuberculose e enfisema pulmonar.

    Durante surto de pneumonia na China em 2003, o fitoterápico chamou a atenção de pesquisadores chineses. A fórmula do medicamento foi cedida ao país pela professora, que recebeu o título de Representante de Ciências da Saúde da China no Maranhão. A partir de então, universidades chinesas mantêm intercâmbio com a UFMA e já ofereceram financiamento para um laboratório de Controle de Qualidade dos medicamentos.

    A aposentada Maria de Nazaré Pinheiro Monteiro é paciente de Terezinha há dois meses. Ela recorreu à medicina natural para fugir dos antibióticos que costumava usar. “Segundo orientações da doutora Terezinha, eu comecei a tomar o xarope de Urucum para fortalecer meus pulmões e já sinto uma melhora”, afirmou.

    “O medicamento deve ser utilizado de 12 em 12 horas. Um vidro de 250ml dura cerca de 30 dias. Para melhor conservação, é necessário que ele fique na porta da geladeira, pois não acrescentamos nenhum aditivo químico”, recomenda a professora. O Xarope de Urucum (400ml) é vendido por R$ 20,00 (vinte reais) no Herbário, localizado no Campus do Bacanga da UFMA, onde a professora realiza, pela manhã, consultas à comunidade.
    Lugar: UFMA / Ascom

  5. Kaleb disse:

    gostaria que, se possivel, nos desse uma relação de alimentos comumente usado e encontrado nos supermercados de alimentos que levam essa substancia.obrigado!

  6. sabatista disse:

    ´SO DEUS PARA NOS AJUDAR MESMO, COMO PODE E NOS NEM SABIAMOS.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: